Login: Senha:
   
Matéria - Ações Sócio-Ambientais
CONSTRUÇÃO CIVIL SUSTENTÁVEL

Os conceitos de construção civil no Estado de São Paulo vão mudar. Foi o que anunciou o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas. O Governo deve publicar, em breve, um decreto para estipular regras e diretrizes para que as obras sigam critérios sustentáveis. O anúncio aconteceu durante o lançamento da pedra fundamental da CasaE, da BASF, projeto residencial construído a partir de produtos e técnicas inovadoras e sustentáveis.

Entre as principais questões a serem abrangidas pelo decreto governamental estão um melhor o uso da água e da energia, além da gestão de resíduos. A minuta do decreto foi elaborada por um grupo de trabalho, formado pelo Governo e representantes do setor. O documento é resultado do Programa Estadual de Construção Civil Sustentável, previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC). “A missão da Secretaria não é impedir o crescimento do nosso Estado. Estamos aqui para orientar, para buscarmos soluções. Com o decreto vamos estabelecer regras e diretrizes e garantir que as construções sigam padrões ecoeficientes”, afirmou Bruno Covas.

A importância dessa iniciativa se deve ao fato de que cerca de 40% das emissões de CO2 no mundo são causadas por edifícios. No Brasil, as construções consomem 44% da energia gasta no país, sendo que 22% acontece em uso residencial, 14% em comercial e 8% em prédios públicos. Apesar desse péssimo rastro que a construção civil deixa no meio ambiente, a “luz no fim do túnel” para minimizar os danos ambientais está justamente no desafio de empregar sustentabilidade nas edificações.

Com isso, todos os atores saem ganhando, seja o setor produtivo, governo ou cidadão. “Ao incentivar a sustentabilidade nas construções, pode-se ter uma economia de 40% de água e 30% de eletricidade, ao se investir de 3 a 5% do valor do imóvel em tecnologias ambientalmente saudáveis”, defende Marcelo Takaoka, presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

Fonte: Reduza o Seu Lixo!

http://reduzindolixo.wordpress.com/2012/03/22/construcao-civil-sustentavel/


Fonte:

   


Decoração Com Materiais Recicláveis Pensando na Sustentabilidade
Governo Federal quer construir Sistema Nacional de Voluntariado
Campanha "O Futuro Promete. Eu Quero Chegar Bem Lá" A Companhia das Fibras apoia esta idéia.
Poda sustentável na Amazônia pode gerar 170 mil empregos no Brasil
Tapetes

Confira nossa coleção completa
    
marketing@ciadasfibras.com.br
11-3773-9953
A Cia das Fibras
Tapetes
Ambientes
Acontece
Ações Socio-Ambientais
Home
Contato
Nossas Revendas
Dúvidas Frequentes
Siga-nos: