Login: Senha:
   
A Companhia das Fibras
História da Tecelagem
A História da Tecelagem
A Tecelagem
A Tecelagem Retratada por Vincent Van Vogh
A Introdução da Tecelagem Artesanal no Brasil

A Tecelagem

História

Tecelagem é o ato de tecer, entrelaçar fios de trama (transversal) e urdume, ou urdidura, (longitudinal) formando tecidos.

Tecidos produzidos no processo de tecelagem (também conhecidos como tecidos planos ou de cala) não podem ser confundidos com tecidos de malha. Nos tecidos planos há somente duas posições possíveis para os fios de trama: ou ele passa por baixo ou passa por cima dos fios de urdume.


O processo de tecer pode ser resumido em três operações:

  1. Abertura da cala: operação para selecionar os fios de urdume formando uma manta de fios mais baixa e uma manta mais alta
  2. Inserção da trama
  3. Batida do pente


As construções básicas dos tecidos são a tela (tafetá), a sarja e o cetim. Tecidos do tipo jacquard são entrelaçados fio a fio, um processo trabalhado noqual é possível fazer desenhos. O que determina os tipos de entrelaçamento do fio é chamado de padronagem, e é realizada pela seleção dos fios de urdume que sobem ou que descem para a formação da cala.

A Tecelagem pode ser artesanal (tecelagem manual), utilizando-se de teares manuais ou em processo industrial, com teares automáticos.




   




A História da Tecelagem
A Tecelagem Retratada por Vincent Van Vogh
A Introdução da Tecelagem Artesanal no Brasil
marketing@ciadasfibras.com.br
11-3773-9953
A Cia das Fibras
Tapetes
Ambientes
Acontece
Ações Socio-Ambientais
Home
Contato
Nossas Revendas
Dúvidas Frequentes
Siga-nos: